Técnico em Segurança do Trabalho

Oi oi gente!!

Há uns dias houve uma seleção de bolsas de estudo para os cursos técnicos do Senai, eu me inscrevi para concorrer a uma das 9 bolsas para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho e fui selecionada. Hoje é meu primeiro dia de aula e diante da ansiedade em saber como será minha vida a partir de agora e meu desempenho no curso, decidi vim falar pra vocês um pouco sobre esse curso e minha escolha.





Meu interesse no curso surgiu depois que eu fiz um mini curso online de Segurança no Trabalho, com duração de 14 horas, que é ofertado também pelo Senai. De acordo com a descrição do curso, nele você aprende a desenvolver uma visão crítica quanto a riscos presentes no ambiente de trabalho e previne acidentes ao lidar de forma correta co questões como segurança, saúde e meio ambiente. Para saber mais sobre esse e outros cursos como Empreendedorismo, Educação Ambiental e Legislação Trabalhista, clique aqui.

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho possui 24 meses de duração no Senai e tem como objetivo contribuir para a promoção da qualidade de vida do trabalho, pela preservação da saúde dos trabalhadores e da segurança dos processos, ambientes de trabalho e meio ambiente. O curso também tem como objetivo capacitar e desenvolver competências profissionais que permita ao técnico formular, discutir, analisar, selecionar e implementar estrategias de gestão de empresas e organizações.

O profissional desse curso tem uma área de atuação bastante ampla pois ele atua em todo local que houver trabalhadores.

As principais funções de um Técnico em Segurança do Trabalho são: 

  • Investigar, analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes.
  • Executar programas de prevenção de riscos ambientais.
  • Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho.
  • Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
  • Realizar inspeções de segurança e laudos técnicos.
  • Implementar programas de meio ambiente e ecologia na empresa.
O piso salarial de um Técnico em Segurança do Trabalho é definido pelos sindicatos da categoria e varia de acordo com a cidade e o setor de atuação.
Na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho - SINTESB, o piso salarial atual para o Técnico em Segurança do Trabalho é de R$ 2.576,00 com validade até 31 de agosto de 2017.

Algumas curiosidades sobre o curso:

  • Técnico em Segurança do Trabalho é um dos cursos mais procurados no SISUTEC.
  • A maioria dos alunos termina o curso com emprego ou estagio garantido.
  • A existência de uma equipe de segurança do trabalho em qualquer empresa é exigido por lei.
  • Entre as formações de nível técnico é o curso que oferece oportunidades de carreiras mais bem remuneradas, com salários que podem ultrapassar R$ 6.500,00.

Vou deixar aqui também um video do Senai falando um pouco mais sobre esse curso.


É isso! Espero que tenham gosta desse post mais informativo.

E, até mais 😘

0 Comentários:

Lariza Rosário, 21 anos, nascida em Santo Antonio de Jesus, mas residente em Salvador desde que nasci. Apaixonada por livros, praia, flores, moda e outras coisas mais. [+]

Lari Rosário Lariza Rosário Lariza Rosário

Meu Skoob

Seguidores

Tecnologia do Blogger.